Quem sou eu

Minha foto
Pastor Metodista Wesleyano, Escritor, Professor, Bacharel em Teologia, licenciado em Pedagogia, Especialista em Bioética e Docência do Ensino Superior, Mestre em Teologia e Educação Comunitária

sábado, 6 de fevereiro de 2010

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2010


Fórum Social Mundial 2010 reúne 35000 pessoas na Grande Porto Alegre, em 915 atividades no Rio Grande do Sul, realizadas entre segunda-feira  e sexta-feira dia 29/01 em sete cidades gaúchas.
Participaram 39 países e dos presentes cerca de 60% foram mulheres. Também chamou a atenção a expressiva participação dos jovens, 27% dos participantes, conforme o coordenador do FSM e presidente da CUT, Celso Woyciechwoski. Dados apresentados em mesa para avaliação no dia 29, no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa.
Acompanhado pelo presidente da CUT Artur Henrrique da Silva Santos, a uruguaiana Lilian Celiberti, e pelo coordenador do Ibase Cândido Grybowsk, Lula falou sobre preconceitos, Davos, Haiti e a recente Conferência do Clima em Copenhague. Anunciado como um debate com os movimentos sociais, a fala de Lula foi na verdade um discurso aclamado por uma platéia com forte presença da Central Única do Trabalhadores. O Presidente Lula afirmou que participará do Fórum Social 2011, mas desta vez como ex-presidente. Um pequeno suspiro foi a deixa para que a metade do público cantasse: "Olé, Olé, Olá, Dilma, Dilma, e a outra Olé, Olé, Olá, Lula, Lula."  

O presidente Lula afirma em seu discurso que o FSM após uma década está mais maduro e mais calejado. O presidente estava bem humorado e falou durantre quase uma hora para as 7000 pessoas no Gigantinho.
O 4° Seminário de Políticas sociais, evento do Fórum social Mundial 2010, reafirma a necessidade das lutas garantidoras dos direitos à vida e ao mesmo tempo, a importâmcia da construção de mudança civilizatória.
Na tarde do dia 27 de Janeiro a UNISINOS acolheu em seu anfiteatro mais de 900 pessoas vindas de diferentes cidades da região metropolitana, do estado, do Brasil, da América Latina e do mundo para a participação do 4° Seminário de Políticas Sociais, com o objetivo de debater o papel público das políticas na garantia dos direitos sociais. 

Frente ao anfiteatro lotado, o professor titular da Universidade de Coimbra Boaventura de Souza Santos e a senadora Marina Silva (PV), falaram sobre políticas sociais, direitos de indígenas e afrodecendentes e desmatamento.
Doutor em Sociologia do Direito, Boaventura de Souza Santos, começou falando sobre o contexto da América do Sul na última década. " Este continente teve uma década auspiciosa, com exceção da Colômbia, que pode vir a ser um Israel da américa do sul."
A Ex-Ministra do Meio Ambiente Marina Silva ao ser anunciada, foi recebida de pé pelo público, sob fortes aplausos, era uma das presenças mais esperadas nesta edição do Fórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.